sexta-feira, 4 de junho de 2010

Boneca Tilda em fato de banho

Muito gira mesmo.
Mais uma boneca retirada de um site da internet


Boneca de pano flor - Passo-a-passo

Adorei esta Boneca de pano em formato de flor que encontrei no sitehttp://casadasbonecasdepanodeipiabas.blogspot.com/2010/05/passo-passo-da-boneca-flor.html
Tem coisas lindas mesmo, aconselho a visitarem

Seguem as instruções de como fazer

Material para fazer a boneca flor
20cm de pano de dois tons sempre combinando
150gramas de plumante
Lã na cor escolhida
Linha dez
3 flores pequenas
1 pequeno pedaço de algodão cru
cola quente

Modo de Fazer
Corpinho da boneca
Risque cinco pétalas menores
Risque cinco pétalas maiores
Costure tudo pelo avesso. Desvire.
Encha com plumante siliconizado
Una as pétalas menores
Una as pétalas maiores
Sobreponha as duas
Cole o rosto no meio das duas flores (já unidas)

Rostinho da boneca
Risque o rosto no algodão cru, costure pelo avesso e desvire
Faça uma pequena trança com a lã
Cole no alto da cabeça
Enfeite com o laço e as flores
Se tiver dificuldade pode usar medidas para o rosto( copo-tampas pequenas)
Ela pode ser maior ou menor é só alterar as medidas

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Pintura em Tecido (Dicas)

Retirado do site: http://www.sobre.com.pt/como-fazer-pintura-em-tecido
Pintura em Tecido
Material a ser utilizado:
Tintas para Tecido
Papel Químico
PretoPincéis de tamanho médio, pequeno e linerDesenho que usará para pintar
Tecido de Linho ou Algodão
Uma Base de Madeira retangular 50 cm x 60 cm para apoio do tecido.
Execução do Trabalho:
1. Aconselho que você compre para iniciar, tecidos não muito grande, um que eu acho bom para iniciar, são os panos de prato branco, feitos de ‘sacaria'. Se não houver esse tipo de tecido onde você mora, utilize algum de puro algodão ou linho.
2. A seguir escolha um risco (motivo) fácil, dê preferência a figuras básicas, como um ursinho, ou frutas; mas que não tenham detalhes pequeninos como olhos, boquinha. Tem de ser riscos que não tenham de ser muito trabalhado. Há muitas opções, você pode pintar corações, objetos de cozinha, etc.
3.Utilize tintas de boa qualidade.
4.Compre pincéis de qualidade, e se possível dois de cada numeração que você for utilizar.
5.Desenhe o motivo no tecido, utilizando o papel quimico preto. Caso você não encontre esse papel quimico especifico para tecido onde você mora, use aquele carbono que é utilizado nas impressoras que tem formulários contínuos.
6.Selecione as cores que irá utilizar. Vc deverá ter uma variedade de cores razoável, para compor o seu trabalho. No mínimo uma gama de cerca de 12 cores para iniciar.
7.Tenha no mínimo este material, no futuro adquira alguns tons de tinta diferentes. Se você quiser economizar e não comprar tinta em tons suficientes p/ seu trabalho, você correrá o risco de não ter um resultado final como você esperava. Normalmente em revistas especializadas em pintura em tecido, há um guia das cores a ser utilizadas no trabalho.
8.Fixe o tecido na placa de madeira de 50 cm x 60 cm com tachinhas. Algumas pessoas usam a cola de contacto para fixar o tecido na madeira, eu pessoalmente não gosto, portanto eu uso uma base de madeira revestida com cortiça ( tipo aqueles murais de recadinhos) e fixo o tecido com aquelas tachinhas apropriadas para colar os papeis de recado.
9.Coloque as cores em pequenas quantidades, numa paleta ou até mesmo em um prato de louça branco. Deixe ao seu lado dois copos pequenos com agua limpa, para lavar os pincéis, na primeira agua você tira o excesso de tinta e na segunda agua você enxagua. Não esqueça de ter também pedaços pequenos de pano de limpeza, para limpar qualquer tinta que você deixe cair no chão, ou para enxugar os pincéis.
10.Comece sempre a pintar os objectos que estão em plano de fundo do desenho, se for frutas sobrepostas, ou flores, comece sempre pelo que esta ‘por baixo'(no fundo) do desenho.
11.Tenha muita calma para pintar, e não ponha muita tinta no pincel, pq ao passar sobre o tecido, vc poderá ‘encharca-lo', deixando uma pintura grosseira e difícil de secar também..
12. Normalmente o contorno dos riscos é feito pela própria tinta e com o próprio pincel que você utilizou para pintar o centro da figura, ou seja o desenho. Há algumas pessoas que utilizam a caneta par contorno da Acrilex, a Acrilpen que há em varias cores. Com o tempo você vai se aperceber de como é que seu trabalho sai melhor, porque isso varia de pessoas para pessoa.
13.Nunca deixe nenhum dos pincéis de molho, limpe-os , não deixe nenhum vestígio da tinta usada naquele dia e guarde-os com muito cuidado, não limpe o pincel com solvente.
14.Nas bancas de revistas você encontra muita revista destinada ao tema pintura em tecido, nelas você também encontrará boas dicas.
15. Com o tempo você poderá começar a pintar outros tipos de tecido, como seda por exemplo, e ir utilizando varias técnicas e outros tipos de tinta apropriada ao tecido que será usado no novo trabalho.

Hello Kitty - Trabalhos diversos

Estas Hello Kitty foi a minha neta que pintou. Ela tem 16 anos e uma paixão imensa por estes trabalhos..
Estes são trabalhos meus que podem encontrar no meu outro blogue
Trabalhos diversos com a famosa gatinha.....
Fraldas da Hello Kitty
O mealheiro da hello Kitty
Conjunto para oferta da Hello Kitty
As minhas molduras da hello Kitty

Os candeeiros da Hello Kitty, sendo o primeiro o que fiz para a minha neta
O Cesto e o fraldário da Hello Kitty
As Hello Kitty em chacota
Trabalhos retirados de diversos sites da internet. Parabéns a quem os fez
Colares em trapilho com a Hello Kitty

Um conjunto em feltro da Hello Kitty

A Hello Kitty em feltro

Conjunto em madeira da Hello Kitty


T-Shirt customizada

Esta T-shirt retirei do site Feed da Vila do Artesão blog@viladoartesao.com.brque por sua vez retirou do site
http://arte-com-quiane.blogspot.com/2010/04/molde-charlie-e-lola.html
Achei um trabalho espectacular e dentro destas idéias poderemos fazer mais para as nossas crianças ou para nós mesmas

Primeiro de tudo vocês precisam fazer os moldes dos apliques. Para isso cliquem nas imagens, ampliem para otamanho desejado, transfiram e recortem primeiro num papel. Vocês tem moldes para a Lola e para o Charlie.
Depois de recortados, risquem no feltro pelo que será o verso dos bonecos. Usem um lápis. Recortem todas as partes dos bonecos.
Os detalhes dos rostinhos e cabelos são bordados e costurados na cabeça. Una todas as partes do corpo com a cabeça usando cola de contato. A Quiane diz que assim ajuda a manter as peças juntas antes de costurar.
Depois de coladas, faça o caseado em toda a volta do aplique. A Quiane dá uma dica importante: ao invés de costurar os apliques na camiseta, use o papel termocolante, que é mais prático e dá um ótimo acabamento.
E se voce preferir, depois que o termocolante esfriar, costure com linha invisível, só para garantir. Mas isso se você fizer mesmo questão, pois não é obrigatório.
Bom, taí uma dica gostosa de fazer e que vai deixar as roupinhas de seus pimpolhos ainda mais fofas. Tudo oferecido pra vocês pela Quiane do blog Fazendo Arte com Quiane e que você não podem deixar de conhecer. E se tiverem mais dúvidas, basta dar um pulinho por lá e conferir outras dicas.



quinta-feira, 20 de maio de 2010

Dia da Criança - Actividades no dia 1 de Junho

Algumas actividades para os nossos miúdos

Dia da Criança «em grande» no Jardim Zoológico
retirado do site
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=13&id_news=451202

No dia 30 de Maio, o Jardim Zoológico vai promover uma série de actividades para assinalar o Dia da Criança, convidando naquele domingo a conhecer ainda as suas novas crias de Hipopótamo-Pigmeu e Chimpazé.
O programa do dia-a-dia inclui espectáculo na Baía dos Golfinhos, Quintinha, o Parque Arco-Íris, alimentação dos Leões-Marinhos, entre outras.
Especialmente no dia 30 de Maio, o Zoo vai receber a visita do Noddy e das Mascotes da Olá na Baía dos Golfinhos, estando ainda disponíveis jogos tradicionais, «desde uma corda gigante, passando pela corrida de sacos, até ao habitual jogo da macaca».

Dia Mundial da Criança - 1 de Junho
retirado do site
http://www.grutasmoeda.com/portal/index.php?id=1505

Até ao dia 30 de Maio, estão abertas as inscrições para as escolas que queiram participar nas actividades programadas pelo Centro de Interpretação Científico - ambiental das Grutas da Moeda.

O programa prevê muita animação e aventura:

Para as escolas do 1.º Ciclo está prevista uma Caça ao Tesouro, a ter lugar no largo das Grutas e na zona florestal envolvente. Estão preparadas outras animações e surpresas!Para chegarem ao final, a pequenada tem que ultrapassar obstáculos, enfrentar desafios e decifrar enigmas! Uma verdadeira aventura! Visita às Grutas e ao Centro de Interpretação Científico - ambiental.

Custo por criança: 2.50€

Para as escolas do 2.º e 3.º ciclos está previsto um passeio pela serra de S. Mamede, uma visita aos moinhos, e ao longo do percurso estão reservadas outras diversões e surpresas. A miudagem visita as Grutas da Moeda e o Centro de Interpretação Cientifico - ambiental.

Custo por criança: 3

Com interpretar os desenhos das crianças


A força de um desenho
retirado do site
http://colorirdesenhos.com/artigos/como-interpretar-desenhos-criancas

Aconselho a que vejam o site acima referido que tem imensas questões sobre as crianças.



As crianças privilegiam uma folha de papel branca e lápis de cera para exprimir as suas opiniões, sentimentos e medos – muito mais do que a comunicação verbal. É esta a forma que a pequenada encontra para contar uma história que terá, invariavelmente, representações de cenas e de pessoas da sua vida real. Um desenho encerra um sem número de significados, presentes em pequenos pormenores que podem não ser imediatamente evidentes, mas que com um olhar mais atento podem revelar algo que possa estar a afectar a criança de forma negativa.
Meninos vs. Meninas
Quem já teve oportunidade de analisar desenhos criados por meninos e meninas rapidamente verifica que, na maior parte dos casos, existem diferenças notórias. Por norma, os desenhos de crianças do sexo masculino estão intimamente ligados à acção e à força, sendo por consequência mais escuros e até mais agressivos (podem incluir explosões, armas e monstros, por exemplo); enquanto os desenhos de crianças do sexo feminino estão mais voltados para a natureza e a serenidade, sendo mais contemplativos, belos e coloridos (incluem, não raras vezes, o sol, as nuvens, flores e personagens fantasiosas como fadas, por exemplo).
Como interpretar desenhos
Uma área específica e alvo de estudo intensivo, os desenhos infantis são matéria privilegiada no campo da psicologia, o que significa que nem os professores ou educadores de infância estão completamente treinados para decifrar desenhos. Porém, existem sinais de alerta, presentes nos desenhos das crianças, que podem despertar pais e professores para situações anormais. Os terapeutas especialistas afirmam que a interpretação dos desenhos deve ser feita consoante a idade da criança, ou seja, um desenho todo preto feito por uma criança de 2 anos pode não ter nenhuma conotação negativa, uma vez que esta ainda não tem uma consciência clara da escolha das cores, ao invés de uma criança mais velha, com 4 ou 5 anos. No entanto, os psicólogos vão mais longe nesta matéria e defendem ainda a importância de não avaliar o desenho isoladamente, mas de considerar, para além da idade da criança, a sua personalidade, o seu desenvolvimento cognitivo e ainda o seu historial de desenhos. Em adição, há, naturalmente, o contexto do desenho, ou seja, sugere-se que o adulto fale frequentemente com a criança sobre aquilo que desenha.
Deve estar atento a:
Cores utilizadas e vivacidade das mesmas
Força ou interrupção do traço
Existência de sombras
Isolamento de determinadas figuras (“fechadas” dentro de um quadrado ou de um círculo, por exemplo)
Ausência de determinadas figuras ou representação das mesmas numa escala muito reduzida
Agressividade de determinadas figuras
A criança passa a desenhar, continuadamente, cenários de violência
Desenha repetidamente a mesma figura
Se alguma figura é riscada ou apagada, depois de desenhada
Desenha figuras sem cabeça ou sem rosto
Não consegue desenhar-se a si próprio, numa imagem de família por exemplo
Desenha cenários que não são adequados à sua idade
O que fazer?
Não entre em pânico, nem proíba a criança de desenhar. O desenho tanto pode revelar algo negativo, como não. Mas, independentemente da conclusão final, é sempre preferível saber e descobrir atempadamente algo que esteja menos bem na vida da criança.
Como os adultos nem sempre vêem o que o imaginário das crianças (e a falta de técnica, compreensível nos mais novos) transpõe para o papel, é essencial manter um diálogo aberto sobre os desenhos infantis, sem recriminações, apenas muitos “porquês”. Procure descobrir a “história” por de trás de cada desenho.
Se verificou um ou mais “sinais de alerta” (transcritos na lista acima), é importante reunir os desenhos mais recentes da criança, para verificar se existe uma recorrência desse padrão ou não. Se necessário, marque uma reunião com a professora, de forma a poder também ter acesso aos desenhos efectuados na escola.
Fale com a criança sobre os desenhos em questão, tentando descobrir o que está por de trás dos mesmos, ou seja, a criança pode ou não dizer-lhe exactamente o que se passa ou o que se passou, por isso, será necessário estar atento às “entrelinhas”.
Se os desenhos da criança continuarem a alarmá-lo, procure ajuda profissional.
Acima de tudo, não desencoraje a criança de desenhar, esta é uma actividade lúdica, criativa e educacional, que deve ser praticada continuamente, até porque os seus benefícios são mais do que muitos.